Você já notou que com a proximidade do verão as academias e os parques ficam lotados de pessoas se exercitando para exibir um corpo sarado na praia? O verão é a estação do corpo saudável e sem gordurinhas, por isso, muitas pessoas acabam exagerando e fazem de tudo para conseguir manter a forma e, apostar em dietas restritivas sem orientação médica é uma delas.

Cresce o número de pessoas que recorrem a dietas restritivas para perder peso e que, sem acompanhamento profissional adequado, acabam desenvolvendo compulsão alimentar, o que as faz engordar novamente.

Na maioria dos casos, a pessoa elimina determinado alimento para perder alguns quilos e depois que atingir o seu objetivo ela volta a ingerir esse alimento de uma forma descontrolada podendo causar uma compulsão alimentar.
"O que mais vejo em pessoas que cortam algum alimento da dieta por um período é que, quando elas voltam a consumir, comem por compulsão. Nesse caso, qual o benefício, se ela desenvolveu uma compulsão? Para mim, é apenas uma grande perda", avalia a nutricionista Desire Coelho.
Contrária à ideia de "inimigos" ou "vilões" em uma dieta, Desire lembra que é preciso moderação no consumo de qualquer alimento e descarta a adoção de dietas restritivas, como as que pregam eliminar o glúten ou o açúcar.

Além disso, essas dietas restritivas também causam ansiedade e estresse, o que pode favorecer para o indivíduo desenvolver uma compulsão alimentar.
"O inimigo da saúde é o sedentarismo e uma alimentação desequilibrada. O problema é que as pessoas querem apontar outro culpado que não torne necessário interferir na mudança do estilo de vida, mas isso não existe", destaca a especialista.
No entanto, para quem passa o dia fora trabalhando, chegar em casa e ainda ter que cozinhar para a família pode ser uma das barreiras para se alimentar de forma balanceada.
"Uma alimentação à base de frutas, legumes e verduras, arroz e feijão, requer mais
cuidado e tempo porque dá um pouco mais de trabalho", afirma.
A dica, segundo Desire, está em manter atitudes simples, mas que exigem organização, como levar lanches de casa e congelar.

Confira algumas dicas do nutrólogo André Veinert para evitar a compulsão alimentar e conseguir manter o peso:

- Evite ficar por longos períodos em jejum;

- Consuma alimentos como banana, oleaginosas, leite que são ricos em triptofano, aveia, arroz, integral, vegetais, ovos;

- Não pule os horários das refeições;

- Pratique atividades físicas regularmente.


Fontes: http://goo.gl/SftDMk e http://goo.gl/ek50ZG

Nenhum Comentário em " Dietas restritivas podem causar compulsão alimentar, alerta especialista "